Sábado, 20 de Abril de 2024

Brasil

Publicada em 22/03/17 às 23:07h - 335 visualizações
Pernambuco: MP instaura inquérito para investigar insuficiência do número de policiais militares no estado

G1 Globo

 (Foto: G1 Globo)
Investigação foi motivada pelo crescimento no número de homicídio em relação a 2016. Secretarias e órgãos estaduais ainda não foram notificados oficialmente, diz governo.

Somente nos dois primeiros meses de 2017, SDS contabilizou 977 homicídios em Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O Ministério Público de Pernambuco instaurou, nesta quarta-feira (22), um inquérito civil para investigar a "possível omissão e/ou insuficiência" do governo do estado para suprir o déficit de pessoal na Polícia Militar de Pernambuco. Para iniciar a investigação, o órgão levou em consideração o crescimento de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos dois primeiros meses do ano de 2017, já que houve um aumento de 47,3% no número de assassinatos no estado em relação ao mesmo período de 2016.

De acordo com a Promotoria de Justiças de Defesa da Cidadania da Capital, responsável pelo inquérito, o "inegável impacto negativo na segurança pública decorrente, entre outros fatores, do decréscimo de efetivo policial militar lançado nas ruas para a atividade do policiamento ostensivo".

Ainda segundo as considerações do MPPE, há, aproximadamente, 18.850 policiais militares atuando em Pernambuco em 2017. De acordo com o governo de Pernambuco, a notificação do inquérito ainda não foi recebida pelas secretarias citadas.

A publicação também considera que o Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), criado para otimizar as atividades de defesa social executadas pelas polícias Civil, Militar e pelo Corpo de Bombeiros "traduz-se como medida paliativa para minimizar o déficit de pessoal da PMPE".

Diante das considerações, o MPPE irá notificar representantes das secretarias de Defesa Social (SDS), Administração (SAD) e de Planejamento e Gestão (Seplag), além do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco e os conselhos estaduais de Defesa Social e Direitos Humanos.

Procurado pelo G1, o governo de Pernambuco informou que as secretarias ainda não receberam a notificação do MPPE. A administração estadual aguarda a comunicação oficial sobre o inquérito para se pronunciar sobre o caso.

Homicídios

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, Pernambuco registrou 977 assassinatos nos municípios do estado. Somente no mês de fevereiro, foram registrados 497 homicídios, número 61,8% maior do que a estatística registrada no mesmo mês de 2016.

O número, segundo o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, é visto com preocupação, mas durante a apresentação dos dados, no dia 15 de março, ele afirmou que as mudanças nos comandos das polícias Civil e Militar podem possibilitar a redução da estatística nos próximos meses.
 http://g1.globo.com



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





Hora Certa

(87)99194-1261




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legião Urbana




Estatísticas
Visitas: 100637 Usuários Online: 1


Bate Papo

Digite seu NOME:






Copyright (c) 2024 - Terra Nova FM 104,9 - Todos os direitos reservados